Emitida pela CENDREV, por esta altura, muitos estarão a receber esta triste notícia:
«O Cendrev vem desta forma comunicar o falecimento de Mário Barradas, ocorrido na sua casa de Lisboa, hoje dia 19 de Novembro, pela manhã.
Uma vida dedicada ao teatro. Um contributo activo e fundamental para o desenvolvimento do panorama teatral português nas últimas décadas.
Em Évora, fundou o projecto que foi referência da descentralização teatral em Portugal, projecto esse responsável pela formação de várias gerações de actores e germinação de novas estruturas artísticas.
Mário Barradas foi um Homem do Teatro em toda a sua dimensão de actor, encenador, pedagogo e pensador de políticas teatrais.
Mário Barradas não foi um homem de consensos. Polémico, agressivo nas suas posições, o seu contributo foi absolutamente determinante para a nossa formação teatral mas também humana.
O teatro perdeu um dos seus obreiros. Fica o seu grande exemplo de vitalidade e amor ao teatro.
Até sempre Mário!»
O MÁRIO era um dos meus AMIGOS. E neste momento, a única coisa que consigo acrescentar é que foi um dos meus Mestres no entendimento do Teatro enquanto serviço público. E isto desde 1975, o que fez toda a diferença.
Vai para o Palácio das Galveias a partir das 17 horas.
O funeral é amanhã, às 15:00, para o Alto de S.João.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA