Se Deus existe sabe o quanto me esforcei para votar no ORÇAMENTO PARTICIPATIVO da minha autarquia, ou seja, da CM de LISBOA. Avalie-se do meu trabalho e empenho:
- Desde logo, lembro o post anterior sobre a matéria, que, é certo, mostra as minhas reservas desde início;
- Depois, dizer que li os resumos dos Projectos, mas para a generalidade eu não percebo a razão pela qual já não fazem parte do Plano de Actividades da Câmara. Certamente que haverá justificações de ordem técnica, de recursos financeiros, de prioridades... . E, eventualmente, isto deveria fazer parte da informação sobre cada um dos Projectos. E é claro que eu não estou a imaginar uma legenda desta ordem: «têm os senhores munícipes muita razão, mas de facto não nos passou pela cabeça que por baixo do viaduto do eixo Norte-Sul no Lumiar fosse aconselhável a requalificação desse espaço público até porque a utilização que lhe está a ser dada de forma expontânea pelas populações não nos parece nada má». É óbvio que isto não é verosímil. Por conseguinte, acreditando eu na ciência e na técnica, estou convencida que há uma razão fundamentada para a situação e que os serviços me convencem;
- Bom, mas o Orçamento Participtivo assenta no pressuposto, se bem entendo, que não há dinheiro para tudo, que temos de fazer opções, e as feitas por este processo são as melhores. Mas como é que se pode escolher, como é que eu, em particular, posso dicidir, por exemplo, entre (1)o Projecto de Reabilitação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro/Largo do Carmo, (2)o Projecto de Requalificação do Jardim da Burra/Lapa, (3) o Projecto de Qualificação do Espaço Público da envolvente ao Nó Eixo Norte-Sul/Alameda das Linhas de Torres? E para mim ainda é mais difícil porque eu costumo defender que estas coisas não se devem decidir de «braço no ar»;
- Perante o dilema, e embora não quisesse ser bairrista, mas dada a dificuldade em me pronunciar sobre outras freguesias ( e de certa forma, na lógica da coisa, parecia-me que estava a trair as «minhas») decidi olhar apenas para Marvila (onde morei) e para o Lumiar (onde moro) e também para os projectos que não estavam «afectos» a nenhuma freguesia . Continuava difícil. Então decidi reduzir o universo, e considerar apenas projectos culturais. Mas chegada aqui, aquilo não fazia grande sentido. Eventualmente há outros projectos mais urgentes! E para muitos deles parece que o que me é dado ver se refere apenas ao investimento inicial. E depois?
- É certo que eu podia, (devia), adoptar o critério que sempre uso no Futebol ou nas Marchas. Ou seja, o Benfica merece sempre ganhar (mesmo que jogue mal) e a Marcha de Marvila é óbvio que é sempre a melhor! E portanto escolhia um Projecto, porque sim, e pronto! E nesse votava. Mas achei um bocadinho forçado. Até porque faço questão de reservar estes critérios para estas situações «de vida e de morte». Não os vou agora desbaratar.
Conclusão: não consigo votar. Mas, vendo bem, a razão parece mais de fundo: confirma-se, não há volta a dar-lhe, aquele processo para mim não tem nada a ver com o que eu entendo por «ORÇAMENTO PARTICIPATIVO».
Mas prometi a mim mesma que em 2010 me vou dedicar ao assunto. E para já vou inscrever-me no seminário internacional «A Participação dos utentes como garantia de eficácia e transparência na gestão dos serviços públicos: algumas experiências de sucesso». Mais aqui
CONTUDO, AOS PREPARADOS PARA VOTAR LEMBRO QUE O PRAZO TERMINA NO PRÓXIMO DIA 15. APETECE DIZER AOS ADERENTES: PARABÉNS, BOA NOITE E BOA SORTE!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA