Para além de tudo o que está em causa, e muito parece-me preocupante, em torno do afastamento do actual Director Artístico do Teatro de São Carlos, há também o que me encanta e que é estar a discutir-se a cultura e as artes. Quer se queira ou não. Sobre o assunto, a que neste Blogue já nos temos referido - aqui, aqui, e aqui -, recentemente através da Comunicação Social soube-se que o ex-Secretário de Estado da Cultura Mário Vieira de Carvalho escreveu uma carta à Ministra da Cultura. Por exemplo, no Expresso de 17 de Abril último noticiava-se :
«(...)
"Não sei se a sra. ministra avaliou bem a caixa de Pandora que vai abrir", começa por questionar o ex-SEC na carta que agora disponibilizou ao Expresso, para a seguir defender que "os milhares de espectadores (ao todo, em 2009, 75 000, contra 32 000 em 2006) que hoje frequentam (o São Carlos) fazem certamente uma apreciação muito positiva da acção do director artístico".
Vieira de Carvalho salienta que os números de que fala e que "a sra. ministra despreza" têm um "valor substantivo como índice de desenvolvimento cultural".
E é com base neles que põe em causa se "a pessoalíssima crença 'estética' (da ministra) deve sobrepor-se aos objectivos definidos no Programa do Governo e à consistência da política cultural pela qual este tem de responder perante o eleitorado". Para Vieira de Carvalho, as justificações de Gabriela Canavilhas "para afastar Christoph Dammann constituem objectivamente uma traição" a esse Programa do Governo e à missão de serviço público consignada por lei ao TNSC.
Num longo discurso, o ex- SEC contesta a "dissociação total do público melómano português" com o projecto artístico do São Carlos, de que fala a ministra. E pergunta: "Que é, afinal, o 'público melómano português'? E a ópera é para 'melómanos' (uma espécie de 'maníacos', etimologicamente), ou para o público em geral? (...) Acha que a ópera é sustentável se não se alargar a novos públicos? Ou acha que o orçamento do Estado é para satisfazer os 'maníacos da ópera'?" As questões servem ainda para defender o trabalho de Dammann, criticado por "dois ou três críticos e meia dúzia de 'notáveis'".
(...)»
E c omo irá acabar tudo isto?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA