Com frequência neste blogue temos aludido ao facto de no debate político a Cultura e as Artes serem o parente pobre. Em particular, por ocasião de eleições à cultura e às artes «dizem nada». Bem sei, bem sei, que nos Programas Eleitorais aparece sempre o respectivo capítulo. Lembrei-me disto ao saber da notícia seguinte publicada no Diário Regional de Viseu de 7 Junho de 2010. Eventualmente até haverá mais actividade por parte dos Partidos só que ao não ser objecto de cobertura pelos grandes meios de Comunicação Social é como se não existisse. Mas vamos então à notícia:
Presidente da Concelhia do PS reuniu com director do Teatro Viriato
Ministério da Cultura vai desbloquear mais rapidamente verbas para projectos
O Secretariado da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS de Viseu reuniu recentemente com o director-geral e de Programação do Teatro Viriato, Paulo RibeinTe o director administrativo, José Fernandes. Além da apresentação dos cumprimentos, a presidente da CPC do PS Viseu, Lúcia Araújo da Silva, aproveitou para assegurar que o Ministério da Cultura demonstrou recentemente abertura no sentido de desbloquear mais rapidamente verbas para os projectos apresentados.
No que diz respeito ao trabalho levado a cabo pelo Teatro Viriato, a responsável realçou o aumento do número de espectadores e as parcerias estabelecidas com as escolas e outras entidades, lembrando que tem realizado um importante trabalho pedagógico,
"O Teatro Viriato é, de facto, uma grande mais-valia, não só para Viseu, mas também para toda a região Centro como entidade promotora de ofertas culturais dos mais novos aos menos novos, dos mais desfavorecidos aos mais favorecidos, numa lógica de qualidade e de grande proximidade com as populações. Os viseenses devem, pois, estar na linha da frente no acesso à rica e diversificada oferta cultural", refere o PS Viseu numa nota à comunicação social.
E de repente alguma perplexidade se apodera de mim, e não me ocorrem comentários, a não ser que partilho da importância que estruturas como o Teatro Viriato têm nas regiões onde estão implantadas - veja-se a Companhia de Teatro de Almada, O Teatro da Rainha, o CENDREV ... - e talvez me apeteça assinalar que sinto que há algo de insólito na notícia, não no mensageiro mas no que se refere à mensagem, e que parece estar a causar-me alguma estupefacção. Se calhar não estou a ver bem. Bom, cada um que veja como quiser, a notícia aqui fica, vale por si.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA