Tendo-se tido acesso ao texto que regista a intervenção de Manuel Gusmão nos Encontros da Cerca deste ano só faz sentido que o divulguemos aqui (para o que se obteve autorização, naturalmente). O documento completo neste endereço e, para já, uma passagem que nos despertou particular atenção e que tem sido ponto de partida para aquelas discussões do dia-a-dia que sempre acontecem no local de trabalho e que certamente vai alimentar conversas aguerridas nos encontros do Grupo Versalhes, em torno de entendimentos de cultura:
« E finalmente, por agora, a cultura joga com o que fazemos com a linguagem, com o trabalho e as formas de combinação entre trabalho e o não trabalho; a cultura é memória e esquecimento, descoberta e invenção; constrangimento e mobilidade, reprodução e transformação, domínio e emancipação.
As esferas da cultura (a educação, as artes, a ciência e a tecnologia) e as políticas em relação a elas conduzidas constituem grandes questões sociais e nacionais. Por um lado, porque são áreaas onde se geraram direitos individuais, mas também colectivos, e não interessam apenas àqueles que nessas esferas de actividade intervém, enquanto membros das comunidades educativas, científicas ou artísticas. Por outro lado, porque os objectivos reais, as prioridades, a afectação de recursos e as formas de intervenção do Estado nestas áreas, assim como as suas omissões, têm um impacto múltiplo na vida das populações, no desenvolvimento económico e social e na própria efectividade da democracia política.
São questões de sociedade e, entretanto, não obstante a sua longa história como país soberano, Portugal encontra-se mal colocado entre os paises europeus quanto aos indicadores relativos ao sistema de Ensino, aos níveis de qualificação da população e aos graus de participação em actividades culturais.»
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA