Há notícias que nos mostram que, de facto, há mais actividade cultural para lá do que é sublinhado pelos grandes orgãoes de comunicação. É o caso deste acontecimento divulgado no Correio de Azeméis de 19 de Outubro:
A Ria, a Água, o Homem
O filme de Matos Barbosa A Ria, a Água, o Homem - uma obra de animação sobre a Ria de Aveiro - será apresentado na Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis, na próxima sexta-feira, pelas 21h00.
No próximo dia 22 de Outubro, pelas 21h00, a Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis projecta o filme de Manuel Matos Barbosa, uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida.
A exibição do filme será precedida da inauguração de uma exposição de desenhos do cineasta, que estará patente ao público até 22 de Novembro. A mostra integra desenhos do filme, elementos gráficos do trabalho do mesmo, bem como elementos pessoais do cineasta que participaram na sua já longa filmografia.
Um colóquio irá completar a noite de 22 de Outubro, onde o filme, a obra de Matos Barbosa e o cinema de Oliveira de Azeméis serão o tema. A mesma iniciativa integra igualmente a apresentação do livro A Ria, a Água, o Homem - o cinema de Manuel Matos Barbosa', publicação que traça um percurso de vida e faz um primeiro registo da filmografia do cineasta.
Matos Barbosa, nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.
O cineasta foi recentemente homenageado no Museu da Cidade de Aveiro, em cerimónia promovida pela Câmara Municipal aveirense.
A Ria, a Água, o Homem marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP, entre outras entidades. Este filme tem também exibição prevista em Novembro próximo no 'CINANIMA - 34ª Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho',
Entretanto, no Museu oliveirense a exposição de desenhos e filme pode ser visitada de segunda a sexta das 09h30h às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até final do mês de Julho, na Rua António Alegria, n.ºs 119 a 131, no centro da cidade de Oliveira de Azeméis.
Na circunstância, foi o filho do cineasta e homenageado, orgulhoso, que nos chamou a atenção para a notícia. E que nós aqui com gosto divulgamos. E vós, Madeira e Esaú, que andam por esses sítios, já tinham dado por isto? bem que se podiam pronunciar sobre estas iniciativas. Ou sobre assuntos mais amplos a partir delas, como, por exemplo, o papel dos Cineclubes ao longo dos tempos, e que ainda muito nos ocuparam na antiga Direcção-Geral de Acção Cultural.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. DIA INTERNACIONAL DAS MUL...
. EM MEMÓRIA DE VICTOR BELÉ...
. NUM DISCURSO DE MIA COUTO...
. CAPITAIS EUROPEIAS DA CUL...
. NO 1.º DE MAIO | «Insulta...
. Endereços ASSOCIADOS
. Contas TWITTER
. Sítios ARTES
. Sítios INSTITUCIONAIS
. Comissão ÉTICA, SOCIEDADE E CULTURA
. COMPENDIUM - Cultural Policies and Trends in Europe
. National Endowment for the Arts
. Sítios REDES E PLATAFORMAS
. Sítios AO SERVIÇO DAS ARTES
. «MINISTÉRIOS CULTURA»
. Ministerio de Cultura - ESPANHA
. UK - «Department for Culture, Media and Sport»
. CARTAZES MADEIRA LUÍS
. MOVIMENTOS
. Blogue 100 + 1 intelectuais contra o PEC
. Assinatura Tomada Posição «100 + 1»
. ESCREVEM SOBRE ARTES
. DIVERSOS
. ONDA